terça-feira, 2 de novembro de 2010

Comunicado de Outubro


Por um IMI mais baixo

Na ultima reunião de Assembleia Municipal, o PCP votou contra os valores do IMI propostos pela Câmara Municipal. Consideramos que a Autarquia não pode ser insensível às dificuldades dos munícipes. A politica de taxas e tarifas municipais tem de ter em conta o período de crise económica e social que o país atravessa, o envelhecimento da população e o baixo rendimento per capita do concelho. A autarquia também não pode fechar os olhos a problemas como o desemprego que atinge a camada mais jovem da população do concelho.
Tendo em contas estas dificuldades o PCP propôs baixar a taxa de IMI em Tábua para os valores mínimos legais. E votou contra os valores proposto pela Câmara Municipal.

Por taxas mais justas

Em discussão esteve também a derrama, taxa de imposto municipal aplicável ao lucro tributável de cada empresa. Este imposto é pago anualmente juntamente com o IRC sendo posteriormente entregue pelo Governo a cada um dos municípios. Os municípios podem definir a sua taxa anual entre 0 e 1,5%.
O PCP considera que numa altura como esta em que vivemos, marcada por uma profunda crise económica e social, com cortes na ordem dos 100 milhões de euros feitos às Autarquias, o Município de Tábua não se pode dar ao luxo de dispensar fundos.
Consideramos que as grandes empresas no concelho devem pagar Derrama de forma a equilibrar as contas do Município.
Continuam a ser os mais pequenos a pagar!

Pela água pública

O PCP dá força à luta pela água pública e à denúncia do aumento dos preços, na sequência da entrega da água à empresa Águas do Planalto. Tábua tem das águas mais caras do distrito (chegando a pagar, pelos mesmos metros cúbicos, mais de 11 € que noutros concelhos) para além da população sofrer com o abuso na cobrança de taxas, com a falta de qualidade da água ainda perde serviços de proximidade.
É inaceitável que em algumas freguesias a água não tenha qualidade.
É inaceitável que, para tratar de problemas do fornecimento de água, a população tenha que se deslocar a Tondela.

Sem comentários:

Enviar um comentário