quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
PCP questiona Governo sobre Ponte de S. João de Areias
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
domingo, 11 de outubro de 2009
Autarquicas 2009
terça-feira, 6 de outubro de 2009
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
A CDU em Ázere
Ontem na L.A.F.A., em Ázere, realizámos o primeiro magusto do ano.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
É tempo de mudar o Provisório
provisório
adj.
1. Feito por provisão.
2. Interino; transitório; passageiro; temporário.
Começo com a definição da palavra provisório, porque é a palavra que mais ouvimos nestes últimos tempos. Palavra usada pelo actual executivo camarário para justificar umas quantas situações que encontramos. Tudo é provisório. Tudo esta á espera de ser arranjado. Eu pergunto, quando? Sim! Quando é que é arranjada a Etar à entrada da vila? Até quando vai ser permitido o transbordo de aguas sujas da fossa comunitária da Povoa de Midões? Um verdadeiro perigo para a saúde publica. Sim, porque não é só virar a cara para o lado, porque o cheiro nos incomoda. Até parece incrível ainda falarmos neste assuntos, há-de haver muito velho do Restelo a dizer que não se fala de mais nada todos os quatro anos, mas eu digo que infelizmente tem de se continuar a falar. As questões não ficam resolvidas por pensarmos nelas, ou falarmos nelas. Depois ouço coisa na rua como “os esgotos não dão votos, estão debaixo da terra, as pessoas esquecem-se” . Expliquem-me como é que se esquece uma coisa destas? Quando somos brindados com este cheiro a entrada de Tábua? Assim ninguém se esquece! Tiveram tempo para tratar das questões do saneamento. É sempre pedra de bater e há-de continuar a ser, enquanto não estiver resolvido. O concelho é grande, mas também não é assim tão grande! Não se demora 8, 16 anos para se consertar questões tão pertinentes! Até quando vamos ter de conviver com este mau cheiro e um claro comportamento negligente da parte da Câmara? É tempo de acordar e dizer BASTA! Há outras alternativas. Há outras vozes que merecem ser ouvidas. E vivendo em Democracia, como sei que vivemos em Portugal e em Tábua, compete-nos a nós trazer a mudança. E impedir que o Provisório se torne em Definitivo.
Nota: Foto in TabuaOnline
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
sexta-feira, 31 de julho de 2009
terça-feira, 28 de julho de 2009
TÁBUA - Apresentação dos Candidatos da CDU
A CDU – Coligação Democrática Unitária – apresentará os primeiros candidatos aos órgãos municipais de Tábua no próximo domingo, dia 2 de Agosto, pelas 13 Horas no Parque de Merendas da Freguesia de Covas numa iniciativa/convívio.
PARTICIPE!
terça-feira, 23 de junho de 2009
COMUNICADO À POPULAÇÃO DE TÁBUA
CDU a crescer Dá confiança a uma vida melhor!
Nas eleições de 7 de Junho para o Parlamento Europeu, a CDU reforçou a sua expressão eleitoral em número de votos e em percentagem, eleigendo dois deputados, num quadro de redução nacional de 24 para 22 mandatos. A CDU obteve o melhor resultado de há 15 anos. Também no distrito de Coimbra e no concelho de Tábua a CDU cresceu. No concelho de Tábua a CDU mais que duplicou a sua votação. Este reforço da expressão eleitoral, do número de votos e de percentagem, bem como a manutenção do número de deputados, é a contribuição mais útil, coerente e segura para afirmar a exigência de um outro caminho para a política nacional e a União Europeia e é um contributo para a necessária mudança de políticas no concelho.
Mais Força à CDU - Para um concelho melhor!
Luta pela água pública
O voto na CDU dá força à luta pela água pública e à denúncia do aumento dos preços, na sequência da entrega da água à empresa águas do Planalto. Tábua tem das águas mais caras do distrito (chegando a pagar, pela mesmos metros cúbicos, mais de 11 € que noutros concelhos) para além da população sofrer com o abuso na cobrança de taxas, com a falta de qualidade da água ainda perde serviços de proximidade. É inaceitável que, para tratar de problemas do fornecimento de água, a população tenha que se deslocar a Tondela.
Luta por serviços públicos
Enquanto a Autarquia e o Governo PS atacam os serviços públicos, o voto na CDU é o voto da valorização dos serviços públicos enquanto garante da qualidade de vida das populações e enquanto factor de desenvolvimento local.
Luta em defesa do ambiente
O voto na CDU dá força à defesa do ambiente por melhor saneamento básico em algumas freguesias do concelho e a melhoria da capacidade do sistema de tratamento de águas.
Nas Autarquias na Assembleia da República! Mais Força à CDU
A Intervenção da CDU no concelho demonstra a necessidade de eleitos da CDU no concelho de Tábua. Na luta, pela defesa dos interesses do Concelho e das suas populações que desempenham as suas funções, sob o Lema Trabalho, Honestidade e Competência, de uma forma abnegada, cumprindo o princípio de não ser beneficiado no desempenho dos cargos públicos sempre em prol das populações.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Almoço convívio CDU Tábua
A CDU – Tábua realizou, no dia 17 de Março, um almoço convívio de militantes, activistas e amigos na sede da Liga dos Amigos da Freguesia de Ázere, que contou com a participação da candidata ao Parlamento Europeu – Margarida Fonseca e de Vladimiro Vale da Comissão Política do PCP.
Na sua intervenção, a candidata Margarida Fonseca abordou as questões das eleições europeias, a importância do voto na CDU para derrotar a política de direita que tanto tem prejudicado o país e o concelho de Tábua.
Agravamento da Situação ecomómica e social – resultado da persistênte aposta nas políticas de direita que tentam a cura da crise, exactamente com a persistência nas mesmas receitas que conduziram a esta crise:
Sobrepondo os interesses do capital aos do povo;
Sobrepondo o capital financeiro ao produtivo (Bancos privados continuam com lucros fabulosos)
Tentando aproveitar a situação para fazer regredir direitos dos trabalhadores (Atacando salários, medidas de desprotecção dos desempregados, utilização de Lay-off abusivos; encerramentos de empresas por falta de apoio às PME) - Falta de aposta no aparelho produtivo e na agricultura - Ataque aos serviços públicos, escolas, centros de saúde, SAP - ataque às funções sociais do estado;
Margarida Fonseca abordou a exigência nova política e de uma vida melhor, assim como a necessidade de levar a luta das populações e dos trabalhadores até ao voto afirmando voto na CDU é:
O voto em eleitos que apresentam trabalho e mantêm a ligação à realidade nacional
O voto Que afirma a soberania e a independência nacional
O voto que defende os interesses nacionais
O Voto que pode por fim a esta política da direita e abrir caminho a uma alternativa de esquerda.
Por último apelou à participação de todos na Marcha – Protesto, Confiança e Luta promovida pela CDU em Lisboa no próximo dia 23 de Maio. Uma grande iniciativa de afirmação da CDU como a força combativa que faz a diferença.
Usou da palavra José Alexandre que abordou a diferente postura com que os eleitos da CDU desempenham as suas funções, sob o Lema Trabalho, Honestidade e Competência, de uma forma abnegada, cumprindo o princípio de não ser beneficiado no desempenho dos cargos públicos sempre em prol das populações. Abordou ainda a intervenção da CDU no concelho de Tábua: Em defesa dos serviços públicos a CDU esteve, desde a primeira hora na luta contra o encerramento do SAP de Tábua,na mobilização e esclarecimento da população; Por uma água pública a CDU esteve também na primeira linha na luta pela água pública e na denúncia do aumento dos preços, na sequência da entrega da água à empresa águas do Planalto; Em defesa do Ambiente, a CDU levantou problemas de falta de saneamento básico em algumas freguesias do concelho;
A Intervenção da CDU no concelho demonstra a necessidade de eleitos da CDU no concelho de Tábua. Na luta, pela defesa dos interesses do Concelho e das suas populações;
Fernando Moitas, da organização concelhia de Tábua do PCP, chamou a atenção a importância deste almoço com a presença de mais de 70 pessoas e que prova as potencialidades de crescimento da CDU no concelho, uma força de coragem e de luta que faz falta ao nosso concelho. Abordou ainda a falta de resposta aos problemas de desertificação do concelho por parte dos responsáveis pelos órgãos autárquicos do concelho.
José António Oliveira abordou algumas questões da freguesia de Ázere – nomeadamente as recentes notícias que apontam para a localização, nesta freguesia, de uma estação de tratamento de esgotos. O funcionamento deficiente de outras ETAR do Concelho, a falta de informação às populações, o facto desta estação vir a receber detritos de outro distrito, fazem com que a população de Ázere tenha receios quanto ao seu funcionamento e tema pelos impactos na sua vida e na qualidade ambiental.
quinta-feira, 5 de março de 2009
CDU Tábua - Prestação de Contas
A CDU UMA FORÇA DE LUTA
EM DEFESA DO SAP
O PCP e a CDU estiveram, desde a primeira hora na luta contra o encerramento do SAP de Tábua,na mobilização e esclarecimento da população, dando visibilidade pública à luta e promovendo um abaixo assinado.
Esta acção, integrada na luta mais geral de defesa do Serviço Nacional de Saúde, foi essencial para manter este serviço. A CDU continua a apelar à população que defenda os seus serviços de saúde.
POR UMA ÁGUA PÚBLICA
A CDU esteve também na primeira linha na luta pela água pública e na denúncia do aumento dos preços, na sequência da entrega da água à empresa águas do Planalto. Tábua tem das águas mais caras do distrito (chegando a pagar, pela mesmos metros cúbicos, mais de 11 € que noutros concelhos) para além de que a população sofre com o abuso na cobrança de taxas e com a falta de qualidade da água.
EM DEFESA DO AMBIENTE
CDU -UMA VOZ INTERVENTIVA
A CDU é uma força de luta essencial na defesa dos interesses das populações e dos trabalhadores. A Luta dos trabalhadores e das populações é o factor determinante na resistência a esta ofensiva da política de direita. Mais força à CDU significa mais força à Luta em defesa de melhores salários, dos postos de trabalho, contra o encerramento de empresas, contra a destruição dos serviços públicos.
A CDU é uma voz necessária no Concelho de Tábua. E apela a todos os que são atingidos por esta política para que se mobilizem e participem na exigência de uma vida melhor.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
ÁGUA PRIVADA - ÁGUA MAIS CARA
Um dos perigos que acarreta é o do aumento de preços. No concelho de Tábua, o aumento do preço da água, é uma consequência directa da passagem para privados da gestão da água. Como se pode constatar na tabela, Tábua tem das águas mais caras do Distrito de Coimbra.
O Concelho de Tábua tem das águas mais caras do Distrito
ÁGUA MAIS CARA
Um munícipe em Tábua, se gastar entre 10 a 15 m3 de água (consumo médio de uma família), chega a pagar mais 11 € que um munícipe dos outros concelhos do distrito.
Para além do aumento do preço do m3 da água, há que considerar os mais diversos estratagemas que visam beneficiar os privados, numa lógica de aumento dos lucros privados à custa de prejuizos públicos e dos cidadãos. Um desses estratagemas é a criação de taxas como a taxa de concessão e taxa de disponibilidade.
A sobretaxa de concessão, é uma taxa de contornos e legalidade nublosos, em que o único propósito parece ser aumentar os lucros da empresa Águas do Planato, à custa dos bolsos de todos nós. A taxa de disponibilidade, não é mais do que uma tentativa de contornar a lei12/2008, que proibe a cobrança de consumos mínimos e de alugueres pelo equipamento, e portanto é uma taxa ilegal, uma vez que não é mais do que uma mudança de nome do aluguer do contador.
Outro perigo de submeter a água à lógica do lucro é o efeito perverso que tem na redução de investimento, bem patente no concelho de Tábua na falta de infraestruturas essenciais como ETAR's sem as quais não é possível garantir uma qualidade de serviço e de água - qualidade que tem sido posta em causa pela falta de investimentos e infraestruturas.
Com estas opções este executivo camarário não salvaguardou os interesses da população do concelho, não teve em conta as dificuldades dos munícipes, próprias de um concelho desertificado, com população envelhecida e com problemas sociais e económicos.
O PCP apela para a necessidade da população se unir para combater esta medida injusta de privatização da àgua! A População de Tábua pode contar com o apoio do PCP na luta pela defesa da água pública!
Julho 2008