No passado dia 19 de Fevereiro, o Movimento de Utentes do Centro de Saude de Tábua organizou uma Vigilia contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente durante a noite.
Nas semanas anteriores reuniram 1700 assinaturas, número que escalou para as perto de 2500 assinaturas durante a Vigília.Estiveram 300 pessoas presentes na Vigília, sem contar com todas as pessoas que, não podendo, pararam os carros perto e fizeram questão de assinar o abaixo-assinado. A população de Tábua aderiu a esta iniciativa com grande empenho e consciência colectiva, alertando os seus governantes para a superior vontade popular, a permanência deste serviço.
A CDU solidária com a população de Tábua, entregou no dia 23 de Fevereiro na Assembleia Municipal, uma moção contra o encerramento do SAP. Esta Moção, que segue em anexo, foi aprovada com maioria com apenas 1 voto contra.
Moção - Contra o encerramento do SAP de Tábua durante a noite
Considerando que o Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Tábua que funciona 24 horas por dia, serve uma população de cerca de 13000 habitantes, de todo o Concelho e as pessoas que o visitam.
Considerando que este serviço é o ponto de apoio e prevenção das doenças súbitas a que recorrem os cidadãos, garantindo um serviço de grande importância social e que Tábua tem muitos lugares e freguesias com vias de comunicação bastantes deficientes e sinuosas.
Considerando que grande parte das situações de Urgência podem continuar a ser resolvidas em Tábua, sem os transtornos que a deslocação para fora acarreta.
Considerando que os cuidados básicos de saúde são um direito e que não podem ser vistos apenas como uma despesa.
Considerando que o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Tábua, com a consequente mudança de local de atendimento, encarece muito as deslocações às urgências, situação que prejudica, em primeiro lugar aqueles que dela mais precisam, os idosos e os mais desfavorecidos.
Considerando que se têm vindo a acumular sinais de que o Governo se prepara fazer uma nova tentativa para encerrar as urgências durante a noite no Centro de Saúde de Tábua.
A Assembleia Municipal de Tábua reunida a 23 de Fevereiro de 2010 repudia qualquer tentativa de diminuir os horários de atendimento do SAP ou qualquer tentativa de encerramento de qualquer das valências deste Centro de Saúde.
O Membro da Assembleia Municipal
(José Oliveira)
Moção deve ser enviada para:
Primeiro-Ministro; Ministério da Saúde; Presidente da Assembleia da República; Grupos Parlamentares e Comunicação Social.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário